sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os criados

São os vampiros mais comuns, retratados em contos ficcionais, e os primeiros que nos vêm à mente quando mencionamos a palavra "vampiro". Estima-se que existam 2.000/3.000 deles no mundo.
Com centenas de tipos diferentes, cada qual deles um dia foi totalmente humano, mas agora seu DNA mudou. Cada sub-raça se empenha para sobreviver; o vampiro que se queima facilmente no Sol não vive muito para passar à frente os genes da resistência. Diferenças étnicas e as características de seus parentes determinam a "durabilidade" de um vampiro.
Um vampiro negro tem mais resistência ao Sol do que um vampiro branco, pelo fato de que a pele negra é mais resistente aos raios solares por natureza, apesar de que os vampiros mais comuns são descendentes dos povos do norte da Europa. Alguns Criados tem habilidade de se reproduzir e se alimentar, e outros não. Como espécies noturnas, alguns poucos podem sair durante o dia em algumas circunstâncias.
Nas trevas, é bom um vampiro ter as vantagens sobre os humanos como os sentidos aguçados, alta velocidade e reflexos, e as sempre úteis habilidades psíquicas. Mas durante o dia, com muita luz, uma vantagem como visão aguçada pode se voltar contra ele. A palidez da pele é o resultado de seus hábitos noturnos e condição anêmica, além da grande dificuldade que eles tem em se bronzear. Na maioria das vezes, eles queimam. O Sol é um perigo para um vampiro Criado. Não que lhe cause uma combustão espontânea (impossível para um Criado) e também não estamos falando de câncer de pele. Raios Ultra Violeta quebram as cadeias de DNA do vampiro causando envelhecimento. Protetor solar oferece alguma proteção, mas não de 100%.
No tópico "presas", devo citar que existem alguns tipos diferentes. Os caninos são normalmente localizados na arcada superior, como dos humanos. Na transformação em vampiros, em algumas pessoas, alguns dentes caem para serem trocados por esses caninos, ou então esses dentes serão levemente forçados para baixo de suas posições originais. Os que saem são tipicamente maiores e por natureza mais duros e afiados na ponta. Os dentes dos vampiros Criados também são notados pelo constante crescimento mantido pelo seu esmalte. Os caninos da arcada inferior são idênticos aos de cima, mas freqüentemente são deixados de lado pelos humanos. Também é sabido que em alguns casos, quando um novo par de caninos aparece, ele fica situado muito atrás na boca. E se você observar, verá que eles deslizam por uma protuberância por detrás dos originais. Outro detalhe que vale atenção são os incisivos; da mesma maneira que os caninos superiores, apenas quem os têm possuem o segundo par de incisivos superiores.
Existem também os que reivindicam que alguns vampiros têm bolsas no céu da boca, que guardam os caninos quando não estão em uso, assim não chamam atenção indesejada. Quando prontos para morder, contrações musculares empurram esses dentes para fora, como os das cobras. Existem ainda os que não tem canino algum. Esses indivíduos precisam usar unhas afiadas, facas ou qualquer outra ferramenta para abrir um ferimento e só então drenar o sangue. Os vampiros que não tem caninos são muito velhos, ou são crias de alguém muito antigo. Meu palpite é que o advento dos caninos vampiros é recente, quero dizer, dos últimos dois milênios.
Numa inusitada mudança, mesmo os com dentes afiados começaram a usar objetos cortantes para drenar sangue ao invés de morder. Mordidas às vezes podem machucar e ferir a carne desnecessariamente e levar à perda excessiva de sangue e também infectar a pessoa. A matança não é desejável se você estiver pensando sobre essa mudança no método.
À respeito da necessidade de sangue, devo dizer, a medula do osso vampírico é muito diferente da humana. Durante a mudança de humano para vampiro Criado, as células envolvidas na mudança (falaremos mais adiante) ficam coletadas nos rins durante a tentativa do organismo de expulsá-las do sistema. Quando isso acontece, uma reação de algum tipo encerra toda a produção de erythropoietin, um hormônio que regula a produção de células vermelhas na medula óssea. Como podem ver, este não é um estado muito agradável, pois sem as células vermelhas no sangue, o corpo irá sofrer de anemia profunda e privação de oxigênio, entrar em choque e finalmente morrer.
Outros fatores também contribuem para a deficiência de células vermelhas. Um vampiro Criado em muitos casos não ingere comida o suficiente, isso quando pode comer algo. Para suportar o metabolismo e na tentativa de se manter, o organismo aumentará o número de células vermelhas para então destruí-las e usar o material para alimentar o corpo. Isso também acarreta o pior, a produção de células brancas na medula óssea é aumentada, assim usando muito da energia da produção de células vermelhas. Então ele deve buscar em outras fontes. Sangue humano é a principal fonte de células vermelhas e erythropoietin, mas porcos e vários outros tipos de animais também podem servir.
Um vampiro Criado pode às vezes ingerir sangue após abstinência de comida por um dia ou mais, e após ingerido, o hormônio erythropoietin servirá para reestimular a produção de células vermelhas. Felizmente para os vampiros Criados, mudanças químicas em seus corpos permitem que seus metabolismos fiquem mais lentos e alterados para acomodar pequenas quantidades de nutrientes no sistema. Acima de 80% da energia criada por um humano é perdida na forma de calor corporal, e um vampiro perde apenas 60%. De qualquer maneira, o fato é que muitos aumentam a atividade em suas vidas, e a produção de calor é geralmente diminuída. Outra mudança que ajuda é a alteração do sistema de transpiração em conjunto com a acumulação de plasma no sangue. Sem um caminho para sair, o corpo se torna inchado com tanto fluído, então o sistema de transpiração é alterado para poder absorver fluído do sistema sanguíneo e soltar através das glândulas sudoríparas.
Segue uma pequena explicação de como um humano se torna um vampiro Criado. Para mudar, todos indivíduos precisam receber sangue vampírico em seu sistema circulatório, podendo ser tanto por transfusão ou bebendo sangue do vampiro. Quanto mais se recebe, mais rápida a mudança e beber desse sangue muitas vezes agiliza o processo. Uma transfusão total irá garantir uma transformação completa em semanas, enquanto uma injeção irá levar em torno de quatro anos até o resto da vida para completar a mudança. As chances de nunca mais se alimentar como humano novamente se beber sangue de um vampiro Criado é de 65% enquanto a perda das habilidades digestivas só acontecem 3% das vezes no caso de uma transfusão.
Pequenas células de um vírus natural (simplesmente chamado CBV, células brancas vampíricas), que compreendem quase que totalmente o RNA de um vampiro (N do T.: chamaremos de RNAv, ok?), formando o sangue dele, quando entram no sistema circulatório humano, elas "enganam" as células brancas naturais absorvendo-as, onde se integram ao RNA. Como foi dito antes, quando as CBVs alcançam os rins, a reação que provocam é de parar a produção do erythropoietin, que controla a produção de células vermelhas sanguíneas na medula óssea. Dentro das células brancas, as CBVs que sobreviveram substituem o RNA vampírico pelo seu RNA natural, e criam mais RNA vampiro! Essa produção de RNAv permite que as CBVs se distribuam por todas as células do corpo. Durante toda a vida do vampiro, as CBVs constantemente aumentam em número e introduzem seu RNAv em todas as outras células. Diferente do DNA humano, o DNA vampírico não sofre uma decaída genética, então o envelhecimento celular não acontece mais naturalmente. Como citado antes, cadeias de DNA vampírico se quebram com radiação UV, ou luz, e apenas isso pode causar o envelhecimento de um vampiro Criado.
As CBVs são extremamente intolerantes com infecções e doenças, e também podem agir como células brancas na defesa do corpo. Um problema que surge ocasionalmente por isso é a alta sensibilidade à alergias. O corpo se torna muito sensível à todo tipo de objeto estranho e pequenas coisas como pólen e mesmo comida podem desencadear irritações e reações indesejáveis como olhos vermelhos, brotoejas, urticárias, dificuldade de respiração, e severas dores estomacais (N do T.: outro motivo para vampiros Criados pararem de comer). Outro propósito das CBVs é a regeneração do corpo, também conhecida como "cura rápida". Isso funciona quando as CBVs, conscientes de uma coleção de plaquetas em um ferimento aberto, desencadeiam o DNA interno das células que cercam a ferida, revertendo assim para um estado onde a divisão celular não ocorra.
"Vampiros parciais" são vampiros Criados que recebem uma pequena dosagem de CBVs. Por toda sua vida ele produzirá mais e mais CBVs, mas nunca o suficiente para se tornar um verdadeiro Criado. Como a maioria dos vampiros, eles recebem um pequeno aumento da força, e sentidos parcialmente aguçados. Um toque de habilidades psíquicas pode ocorrer, e também uma melhora na saúde geral e aumento no tempo de vida. Muitos dos parciais são resultado de acidentes. Pessoas que alimentaram vampiros e que tiveram seu sangue misturado em ferimentos, e também existe a evidência de que fluídos sexuais contém CBVs suficientes para mudar um humano o suficiente para ele ser considerado um parcial. A saliva também está sob suspeita de ser transmissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário